Heráldica

União das Freguesia de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões

Heráldica

Descrição de Simbologia



A atual simbologia da União das Freguesias de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões  resulta do afixado no Edital n.º 948/2014 do DRE 



Transcrevendo:

Brasão, Bandeira e Selo



António Luís Dias Teixeira, presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões, do município de São Pedro do Sul:

Torna pública a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da União das Freguesias de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões, do município de São Pedro do Sul, tendo em conta o parecer emitido em 19 de junho de 2014, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, e que foi estabelecido, nos termos da alínea p), do n.º 1 do art.º 9.º do Decreto Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, sob proposta desta Junta de Freguesia, em sessão da Assembleia de Freguesia de 25 de setembro de 2014.



Brasão: escudo de prata, com monte de verde, movente da ponta e dos flancos, carregado por campanha de quatro burelas ondadas de prata e azul, e encimado por cruz florida de vermelho, tendo entre os braços raios do mesmo, saintes do cruzamento dos braços e dispostos em aspa, formando resplendor. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel de prata com legenda em letras a negro maiúsculas - "União das Freguesias de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões".



Bandeira: esquartelada de verde e branco. Cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.



Selo: nos termos do artigo 18 da Lei n.º 53/91, com a legenda "União das Freguesias de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões".



Motivos:

Cruz Florenciada e com Raios Formando Resplendor: Monte e Burelas Ondadas.

Cruz Florenciada e com Raios Formando Resplendort:

Representa o Topónimo de "Santa Cruz" da Trapa                        



Monte e Burelas Ondadas:

Representam a caracterização Geográfica da Freguesia assim  como os seus locais de interesse nomeadamente os montes da Senhora da Boa Morte o Cabeço das Mouras e a Serra da Gralheira o Rio Teixeira e o Rio Baroso.


Heráldica